terça-feira, 4 de novembro de 2014

Construindo...

4ª Reunião - 29/10/2014, 11 às 15h, Biblioteca Área 1
Presentes: Clarissa, Enete, Jean, Leandro, Luan


Período 27/10 a 03/11: desenvolvimento das etapas Projetar e Fabricar.

Projetando...

Desenvolvido o esboço do protótipo no Ftool, para simulação da carga a ser aplicada à ponte, obtenção dos esforços nas barras e validação dos nossos cálculos. Entretanto, essa tarefa se constituiu num grande desafio para o grupo, devido à precisão requerida para desenhar a estrutura com todas as dimensões previstas no projeto, sobretudo os ângulos entre as hastes e as barras.

Graças ao conhecimento sobre coordenadas polares, adquirido na disciplina de Geometria Analítica, conseguimos vencer essa dificuldade e efetivamente desenhar a estrutura no Ftool. Também foi motivo de muita alegria verificar que todos os cálculos teóricos (segundo o método dos nós) efetuados no projeto foram muito similares aos apresentados pelo software. Os dados comparativos seguem apresentados na Tabela 1. Assim, finalizamos essa etapa do trabalho e seguimos para a etapa “fabricar”. A sessão de fotos, a seguir (Figura 1, 2, 3 e 4), evidencia esse momento.



 
Figura 1 - Clarissa analisando os cálculos.


Figura 2 - Luan, com muito esforço, descobrindo como obter os ângulos no Ftool e simula as forças na ponte.

 
Figura 3 - Enete conferindo se os cálculos correspondiam com o Ftool.


 

Figura 4 - Luan e Clarissa comemorando o sucesso da simulação no Ftool.





Figura 5 - Animação da força aplicada no Ftool 




Nas Figuras 6, 7 e 8, que se seguem, são apresentadas as telas do Ftool, que evidenciam o desenho, cálculos e esforços na ponte. A Figura 9 mostra o desenho do protótipo em três dimensões.


Figura 6 - Desenho da ponte.

Figura 7 - As forças na ponte.

Figura 8 - Os esforços na ponte





Figura 9 - O protótipo em 3D no AutoCAD 2014. 

Fabricando...

Enfim, começamos a confeccionar a nossa ponte... A primeira tarefa consistiu em selecionar os fios de macarrão necessários para a montagem das hastes de 50 cm. Foi preciso realizar uma triagem dos fios com tamanho entre 25,5 e 26 cm, haja vista a diferença de tamanho entre eles. Estimamos essa folga para o encaixe entre as hastes e as emendas com as barras de compressão. Todavia, um ajuste final na montagem, deverá ser necessário. Após isso, cortamos as barras de compressão (20 cm), um pouco acima do tamanho do projeto, considerando as emendas. Com o objetivo de facilitar o processo de colagem, reunimos a quantidade de fios calculada para cada unidade construtiva (haste, barra de compressão e base) e amarramos com barbante, para facilitar o processo de colagem (Figuras 10 a 14). No próximo encontro, pretendemos realizar as colagens e emendas das peças.
    
Figura 10 - Medindo os fios do macarrão.


Figura 11 - Selecionando os fios do macarrão.


 
Figura 12 - Confecionando as estruturas.


Figura 13 - Construindo estratégias para montagem da ponte.


  
Figura 14 - Verificando o peso das peças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário