segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Moldando...

5ª Reunião - 05/11/2014, 11 às 14h30, Biblioteca Área 1
Presentes: Bruno, Clarissa, Enete, Jean, Leandro e Luan.

Essa reunião teve como novidade a inclusão de novo integrante na equipe, Bruno Monteiro, estudante de Engenharia Ambiental. Como as demais equipes estavam completas, acolhemos o colega Bruno, que imediatamente começou a interagir com o grupo, para atualizar-se sobre o andamento dos trabalhos. 

Como redigido anteriormente, a ponte foi projetada para suportar 400 kg no suporte central, sendo assim, os fios de macarrão necessários para confecção de cada membro foram dimensionados para suportar esse esforço. Na Figura 1, observa-se a numeração de cada membro da ponte.



Figura 1- Vista lateral da ponte treliçada

Para determinar a quantidade de fios de macarrão de cada membro, foi utilizado o valor médio da força de ruptura de um fio de macarrão de 37,42 N, fornecido pelo Prof. Targino, fruto de ensaio envolvendo oito marcas existentes em supermercados de nossa capital.

No Quadro 1, apresentamos os resultados dos cálculos do projeto. Vale ressaltar que os resultados refere-se a apenas um arco da ponte, mas que são aplicáveis ao outro arco.

Quadro 1 - Cálculos do vão da ponte.

Membros
Tipo da força
Força Calculada (N)
Quantidade de fios de macarrão (aproximado)
Comprimento (cm)
01, 02
Tração
195,133
6
50,00
03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10
Compressão
1.000
27
19,13
11, 12, 13, 14, 15, 16, 17
Tração
390,266
11
50,00

Levando em consideração esses cálculos, serão necessários 432 fios de macarrão para confeccionar os membros de compressão e 356 fios para os membros de tração, totalizando 788 fios.

Considerando 0,04 g para cada cm do macarrão, o projeto demanda cerca de 690 gramas deste material, restando 310 g para a cola e a barra central. Os membros que ligarão um vão da ponte ao outro, não foram contabilizados, ficando o dimensionamento para o ajuste final, uma vez que eles representam força nula. 

Iniciamos nessa reunião o processo de colagem dos fios. Mas ocorreu um problema neste processo: a cola Epóxi Araldite® de secagem rápida (10 minutos) endurecia rapidamente, em menos de um minuto, impossibilitando a continuação  do processo de colagem dos fios de macarrão. Como os fios são frágeis e a colagem tendo que ser feita com rapidez, ponderamos que, muito provavelmente, os fios seriam danificados. Constrangimento e atraso na confecção da ponte!  

A colagem foi postergada, já que neste momento nada poderia ser feito, a não ser buscar alternativa viável. Seguimos então, finalizando a separação e redimensionamento dos fios de macarrão para o tamanho definido no projeto (25 e 20 cm). Depois de separados, reunimos a quantidade de fios calculada para cada membro (conforme especificado no Quadro 1, a seguir) e aplicamos cola quente nas extremidades (pré-fixação), para manter os fios unidos visando facilitar a aplicação da cola Araldite. Essa etapa foi finalizada posteriormente por Clarissa.

Nesse mesmo dia, algumas horas após a reunião, Clarissa pesquisando alternativa para a cola, descobriu a Araldite® 24 horas. Toda a equipe foi comunicada e dado o sinal verde para a compra dessa cola.


6ª Reunião -  08/11/2014, 14h30 às 20h00, Casa de Enete

Presentes: Bruno, Clarissa, Enete e Luan.



Enete ficou com a missão de adquirir a cola Araldite® 24 horas (Figura 2), mas não a encontrava nas lojas de materiais de construção próximas de sua residência. Inclusive foi informada que essa cola não estava mais sendo fabricada. Ela fez contato fabricante da cola, para certificar-se da informação e ficou sabendo em que loja poderia encontrar. Dirigiu-se para lá e adquiriu a última embalagem existente de 1 kg no estabelecimento. Enfim, garantido um dos principais insumos do produto final! 




Figura 2 - Cola Epóxi Araldite® 24 horas

Nesse dia 08/11, passamos uma tarde inteira colando os fios (Figuras 3 e 4). Enquanto isso, Luan digitava os cálculos para uso no relatório e apresentação do trabalho (Figura 5).



Figura 3 - Bruno, Clarissa e Enete colando os fios de macarrão


Figura 4 - Membros da ponte em processo de secagem


Figura 4 - Luan digitando os cálculos

Nenhum comentário:

Postar um comentário