Presentes: Clarissa, Jean, Leandro, Luan, Enete (virtual).
Período 21/10 a 27/10: desenvolvimento da etapa Projetar.
Projetando...
Realizamos adequação do desenho (Figura 1) da ponte e consolidamos todos os cálculos. A treliça plana da ponte irá possuir altura 0,5 m e um metro de comprimento. A mesma será formada por oito triângulos isósceles, que possuem ângulos de 22,5° e 78,75°. A união das duas estruturas, que forma a treliça, será realizada através de nove cabos.
Através dos cálculos, foi possível estimar o peso total da estrutura, sendo este correspondente a 600 g. Estimamos também uma barra central com 20 g. Não foi considerado o peso dos cabos de união das estruturas. Com certeza, estes dados serão considerados posteriormente.
Para garantir a resistência mínima que a ponte deve suportar que é de 10 kg, a ponte foi projetada para suportar 400 kg no total. Como a ponte terá dois vãos em paralelo com distância projetada, até o momento, de 12,5 cm, a simulação foi efetuada com 200 kg para cada lado. O motivo para fazer o cálculo com o peso elevado é para garantir a resistência da ponte com 10 kg, já que nas partes que ocorrem compressão, o macarrão apresenta comportamento inesperado, podendo flexionar e comprometer toda a estrutura, devendo usar um fator de segurança elevado. Nas partes que ocorrem tração, o fator de segurança é reduzido, pois apresenta-se o comportamento esperado.
Definidas as ações a serem conduzidas até a próxima reunião:
• Desenho da treliça (papel A0): Luan
• Desenho da treliça (software): Leandro
• Cálculos em geral: Jean e Clarissa
• Dados dos cálculos (planilha excel): Clarissa
• Barra de ferro: Jean
• Compra dos materiais para a construção do protótipo: Enete
Nenhum comentário:
Postar um comentário